BMW F800 R oferece diversão em dois cilindros.

15:29 Posted by Super Motos


Enquanto as japonesas Honda Hornet, Yamaha FZ-6N e Suzuki Bandit apostam na potência dos motores de quatro cilindros para conquistas os fãs de motos naked, a alemã BMW traz para o Brasil como opção a F 800 R, que tem no torque de seu motor de dois cilindros paralelos um de seus grandes trunfos. Além disso, seu assento a apenas 800 mm do chão transmite confiança para pilotar na cidade e usufruir do bom conjunto ciclístico que oferece uma condução fácil para os mais iniciantes e, ao mesmo tempo, emocionante para os mais experimentados.

Claro que cobra no preço mais elevado o fato de ser importada e também a grife da fábrica da Baviera. A versão standard sai por R$ 45.900, e o modelo topo de linha com freios ABS, computador de bordo, aquecedor de manopla, entre outros mimos, custa R$ 51.900. Valores mais elevados que as concorrentes nipônicas.

Fugir da mesmice

Porque então alguém pagaria mais por uma moto com menos cilindros e potência? Boa pergunta! Para fugir da mesmice e se diferenciar da multidão ou ainda para desfrutar do torque e do conforto do motor. A decisão fica por conta do consumidor. Devaneios à parte, o propulsor de dois cilindros, oito válvulas, comando duplo no cabeçote, refrigeração líquida, alimentado por injeção eletrônica oferece torque máximo de 8,77 kgf.m a 6.000 rpm, o maior entre as nakeds de média cilindrada. Na prática o “torcudo” motor garante retomadas rápidas e conforto na pilotagem. Como a 3.000 rotações 80% desse torque está disponível, o motociclista economiza muitas trocas de marchas.

No quesito potência, a F 800 R fica atrás das concorrentes, mas não decepciona. As três últimas marchas do câmbio de seis velocidades são mais longas e foram projetadas para o motociclista aproveitar melhor a potência de 87 cv a 8.000 rpm. O suficiente para levar essa F 800 R acima dos 200 km/h. Mas além dos radares e do bom senso, o vento não vai permitir que você rode nessa velocidade por muito tempo.

Como toda naked, a F 800 R não foi feita para bater recordes, mas para se rodar com conforto seja na cidade ou em uma escapada de fim de semana. Acima de 140 km/h e em altos giros, além do vento as vibrações do bicilíndrico incomodam um pouco – menos que nos modelos anteriores que usavam esse mesmo motor, como a F 800 S.

Fácil de pilotar

O casamento entre o motor bicilíndrico e o quadro de dupla trave superior em alumínio fazem dessa uma moto bastante fácil de pilotar. Ajuda nessa tarefa, a baixa altura do assento (800 mm) que facilita colocar os pés no chão: o que confere mais confiança em qualquer situação.

As suspensões também são dignas de elogios. Apesar de não trazerem especificações excepcionais, fazem seu trabalho no melhor estilo germânico. Prático, sem frescura. Na dianteira, garfo telescópico convencional e, ancorado na balança traseira, um monomortecedor ajustável. Confortáveis e adequadas para se pilotar calmamente ou até para arriscar umas curvas radicais.

Outro ponto forte dessa BMW, assim como de outros modelos da marca é o conjunto de freios. Os eficientes freios a disco com ABS nas duas rodas ajudam os iniciantes e dão mais confiança aos experientes. Pode-se perceber o sistema antitravamento em ação principalmente na roda traseira. Em alguns momentos, até cedo demais ao se pisar no pedal.

Mas no geral, a BMW F 800 R é uma moto bastante divertida de se pilotar e de se admirar. Torque à vontade, banco confortável, bom conjunto ciclístico e um visual bastante radical caracterizado pelos faróis assimétricos. Além dessas qualidades, o som emitido pelo escapamento também soa como música para os ouvidos – bastante grave, instiga a acelerar só para curtir o ronco do motor.

Enfim, essa BMW F 800 R cumpre e bem seu papel de uma alternativa às nakeds japonesas. Pena que o preço ainda seja muito superior às concorrentes, caso contrário, mesmo com menos cilindros e menos potência a F 800 R poderia incomodar as nipônicas de quatro cilindros.

FICHA TÉCNICA – BMW F800 R

MOTOR Quatro tempos, dois cilindros paralelos, quatro válvulas por cilindro, comando duplo no cabeçote (DOHC) e refrigeração líquida. Capacidade cúbica 798 cm³
POTÊNCIA87 cv a 8.000 rpm
TORQUE 8,7 kgm a 6.000 rpm
ALIMENTAÇÃO Injeção eletrônica
CÂMBIO Seis marchas
TRANSMISSÃO FINAL Corrente
PARTIDA Elétrica
RODAS Dianteira e traseira de aro 17”, de liga-leve
PNEUS Dianteiro 120/70 ZR 17; traseiro 180/55 ZR 17
CHASSI Quadro de dupla trave superior em alumínio. Comprimento de 2.145 mm, largura de 905 mm, altura de 1.160 mm, altura do assento de 800 mm a 825 mm e peso em ordem de marcha de 177 kg
TANQUE16 l
SUSPENSÕES Suspensão dianteira: garfo telescópico de 43 mm de diâmetro com ajuste de pré-carga e retorno com 125 mm de curso. Suspensão traseira: balança traseira de alumínio com amortecedor centralizado e 125 mm de curso
FREIOS Dianteiro por disco duplo flutuante de 320 mm com pinça de 2 pistões. Traseiro por disco simples de 265 mm com pinça flutuante de 1 pistão
CORES Branca, laranja e prata
PREÇO R$ 45,90 mil (standard) e R$ 51,90 mil (top)